quinta-feira, 6 de maio de 2010

"O MITO DO COCHEIRO" - PLATÃO


“No princípio do mito dividi cada alma em três partes, sendo dois cavalos, e a terceira, o cocheiro. Assim devemos continuar. Dissemos que um dos cavalos é bom e o outro não. Esclareçamos agora qual é a virtude do bom e a maldade do outro.

O cavalo bom tem o corpo harmonioso e bonito; pescoço altivo e focinho curvo, cor branca, olhos pretos; ama a honestidade e é dotado de sobriedade e pudor, amigo como é da opinião certa. Não deve ser fustigado e sim dirigido apenas pelo comando e pela palavra.

O outro – o mau – é torto e disforme; segue o caminho sem firmeza; com o pescoço baixo, tem um focinho achatado e a sua cor é preta; seus olhos de coruja são estriados de sangue; é amigo da soberba e da lascívia; tem as orelhas cobertas de pelos. Obedece apenas – a contragosto – ao chicote e ao açoite.

Quando o cocheiro vê algo amável, essa visão lhe aquece a alma, enchendo-a de pruridos e desejos. O cavalo bom obedece ao guia, como sempre, obedece e a si mesmo se refreia. Mas o outro não respeita o freio nem o chicote do condutor. Aos corcovos, move-se à força, embaraçando ao mesmo tempo o guia e o outro cavalo; obriga-os por fim a entregarem-se à volúpia. Os dois a princípio resistem, ficam furiosos, como se fossem coagidos a praticarem um ato mau e imoral, mas acabam por se deixar levar e concordam em fazer o que manda o mau cavalo. E eles se dirigem à amada para gozar de sua presença, que brilha ofuscante como um relâmpago.”

Platão

5 comentários:

  1. oi nelson, acredita q procurei hj esse mito e apareceu eu blog? rsrsrs ai reconheci.....vou imprimir amanha.
    bjss

    ResponderExcluir
  2. aai tbn estava procurando o mito do cocheiro e achei seu blog ai hj irei escrever para poder entregar pro professor amanha bjoooos

    ResponderExcluir
  3. Como você traduziu do grego antigo para o português?

    ResponderExcluir
  4. O cocheiro é a razão, e os cavalos branco e preto são respectivamente o irascível e o concupiscível. A carruagem é o corpo humano guiado pelas rédeas dos pensamentos.
    A Alma como razão, vontade e emoção, tem como o guia único (ao menos deveria ser) a razão sobre o comando da emoção e da vontade. Quando a ordem se desarranja as complicações começam. Seria como colocar o cocheiro no lugar do cavalo, e o cavalo no lugar do cocheiro, seja ele o branco ou o preto. Quando a concupiscência domina, aí, então, a vaca vai pro brejo!

    ResponderExcluir
  5. Como você conseguiu praduzir por português

    ResponderExcluir